• Qui. Jun 13th, 2024

Alterações climáticas: Mumbai enfrenta um agravamento do nível do mar

ByMaria Rovira i Lastra

Fev 15, 2023

No final de 2019, os habitantes de Mumbai (Índia) ficaram chocados ao descobrir as conclusões de um estudo global que indicava que a sua cidade desapareceria debaixo de água até 2050. Hoje em dia, as águas crescentes estão no presente.
Mumbai, Índia, é uma das cidades mais populosas do mundo. Como capital económica da Índia, é também uma das mais ameaçadas pela subida dos níveis das águas. Monção após monção, os episódios de inundações estão a tornar-se cada vez mais comuns e intensos. Até 2100, os especialistas prevêem que a água poderá subir até um metro e submergir as zonas costeiras.

Um bairro de lata inundado
Uma ameaça que preocupa os habitantes, especialmente aqueles que não têm outra escolha senão viver mesmo à beira do mar. Desde há vários anos, a cada estação chuvosa, uma favela construída nos anos 90 tem sido inundada. As ondas lavam as casas. Assim, um homem coloca uma tábua em frente da sua casa “para que a água não entre”, explica ele. Ele acrescenta: “Quando a lua está cheia, a água vem até aqui e demora dois ou três dias a regredir. Forçados a viver nestas condições, os habitantes dizem que vêem a situação piorar, ano após ano. Para lidar com a subida da água, Mumbai tem uma barreira natural: florestas de mangue, que agem como esponjas. Mas nos últimos anos, à medida que a cidade se expandiu, elas foram destruídas em massa.

Related Post