Furacão Matthew: número de mortos se aproxima de 900

A passagem do furacão Matthew deixou 877 mortos no Haiti, segundo autoridades locais ouvidas pela agência de notícias Reuters nesta sext...


A passagem do furacão Matthew deixou 877 mortos no Haiti, segundo autoridades locais ouvidas pela agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (7). O balanço oficial feito pela Defesa Civil é de 271 mortos.

Há milhares de casas destruídas e muitos bairros seguem inundados na península do sudoeste do país.
O furação é o mais forte a atingir o Caribe desde 2007, e foi justamente no Haiti que o Matthew causou mais destruição. O país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto em 2010 e até hoje ainda não se recuperou completamente.

Foto: Jeffrey Collins / AP
O vento de cerca de 230 km/h derrubou árvores, barrancos e pontes, além de destruir milhares de casas. Militares brasileiros estão ajudando os moradores desde terça (4), quando o olho do furacão atingiu o Haiti.

Furacão Matthew se enfraqueceu para uma tempestade de categoria 1, mas ainda continua a ser uma ameaça para as costas da Geórgia e Carolinas.

O Centro Nacional de Furacões disse que a tempestade foi centrado cerca de 20 milhas (30 km) ao sul-sudeste de Charleston, Carolina do Sul. Seus ventos máximos caíram para 85 mph (140 kmh), com ventos com força de furacão se estende até 45 milhas (75 km) do centro.

forte ventos e storm surge de Mateus foram golpeando a costa Carolina do Sul no sábado, com chuva pesada e ventos fortes espalhar para o interior.

centro da tempestade é esperado para estar perto da costa do sul da Carolina do Norte até sábado à noite o tempo dos EUA.

Via G1 e theguardian.com