Incêndio destrói igreja ortodoxa histórica de Nova Iorque

Uma igreja histórica em Nova York foi destruída em um incêndio lavra poucas horas depois de seus adoradores ortodoxos celebraram a Pás...


Uma igreja histórica em Nova York foi destruída em um incêndio lavra poucas horas depois de seus adoradores ortodoxos celebraram a Páscoa.

O fogo que começou às 19:00 de domingo na Catedral Ortodoxa Sérvia de São Sava em Manhattan enviou plumas de fumaça que saía para o horizonte da cidade.
O fogo foi extinto em grande parte, três horas mais tarde, mas os bombeiros tiveram que bater para trás pequenas bolsas de chamas. Autoridades não divulgou a causa do incêndio, que destruiu o telhado da igreja.

Bombeiros disseram zelador da igreja correu para dentro do edifício de estilo neogótico para tentar apagar o incêndio, mas sofreu menor inalação de fumaça e teve de ser resgatado.
O fogo começou nos cristãos ortodoxos no mesmo dia em todo o mundo celebraram a Páscoa. Os serviços listados site da igreja no domingo de manhã e um almoço de Páscoa no 1 pm
"Eu estava dentro daquele prédio três horas atrás," um coração partido Dex Pipovic, disse PIX11 News. Ele disse que tinha ido à igreja por sete anos.

Alex Velic, 31, enteado do zelador, ao Daily News que ele mora ao lado. Ele disse que sentiu cheiro de fumaça e veio para fora e viu a igreja em chamas.

"Uma vez que o pegou fogo a madeira havia chamas saindo da parte superior da igreja. Isso é quando as pessoas estavam ficando louca", disse Velic. "Eu estou em choque. Não sei o que dizer. É triste."
Pai Djokan Majstorovic, padre da igreja, lutou para chegar ao local do incêndio bloqueada por bombeiros. "Eu sinto que estou em um pesadelo no momento", disse ele.

Membro do Conselho da Cidade Corey Johnson pediu uma investigação completa sobre a causa do incêndio.

"Esta é uma enorme perda para a comunidade", disse ele. "Além de ser um local de culto, este edifício histórico foi um marco de New York City, estimado pelas pessoas" que vivem no bairro.
A igreja foi projetada pelo arquiteto Richard M. Upjohn e foi construído no início dos anos 1850. Um de seus fiéis anteriores era romancista Edith Wharton, que escreveu "The Age of Innocence". Ela era casada na igreja em 1885.

A Igreja Ortodoxa Sérvia comprou o edifício da Diocese Episcopal de New York em 1943. O edifício foi designado um marco da cidade em 1968.