'Os Dez Mandamentos' atinge números inesperados batendo todos os recordes

A pré-venda de ingressos para "Os Dez Mandamentos", a versão de duas horas para o cinema dos 176 capítulos da novela que a Re...


A pré-venda de ingressos para "Os Dez Mandamentos", a versão de duas horas para o cinema dos 176 capítulos da novela que a Record exibiu até novembro, começou no dia 1º de janeiro.

Até quinta (21), já eram 2,4 milhões de tíquetes comprados para o filme, que entra em cartaz nesta quinta (28), em mais de mil salas do Brasil (uma em cada três, já que existem 3.001 no circuito). Antes mesmo de estrear, a primeira grande produção evangélica nacional vendeu em média 114 mil entradas por dia –quase o dobro de público que "Chatô" fez em 2015 inteiro.

Outra amostra de que a força está com a saga bíblica: a uma semana do lançamento, a pré-venda de "Star Wars - O Despertar da Força" amealhou 600 mil entradas no Brasil, quatro vezes menos.

Segundo Jorge Assumpção, diretor de programação e vendas da distribuidora Paris Filmes, esta é a maior ocupação nos cinemas de um filme nacional. "Havíamos acabado de bater o recorde nacional de um filme brasileiro em quantidade de salas, com 'Até que a Sorte nos Separe 3' [812 salas]. Foi uma grata surpresa, já que a imensa procura gerou essa expectativa de mais de mil salas."

Como explicar esse desempenho superlativo? "É Deus!!!", escreveu uma espectadora no Facebook. A parte Dele na formação desse blockbuster nacional está aberta a discussões teológicas.

Mas, por trás do milagre da multiplicação de bilheteria, uma coisa é certa: há uma extensa campanha de marketing, dobradinha da Rede Record com a Igreja Universal do Reino de Deus.

A Universal é liderada pelo bispo Edir Macedo, que é também dono da Record (e deve ganhar cinebiografia na esteira de "Os Dez Mandamentos", segundo Douglas Tavolaro, produtor-executivo da obra).

Fazer do lançamento um divisor de águas parece questão de honra da igreja, que menciona diariamente a obra em cultos, conforme a reportagem presenciou.

Na internet também: "O mar vai se abrir nos cinemas!", escreveu o perfil da Universal no Facebook, pontuando a frase com o emoticon de uma onda.

E ainda na TV. O "Domingo Espetacular", dominical da Record, exibiu matéria de quase dez minutos no domingo (24) mostrando longas filas para comprar ingresso adiantado e até um artista plástico que fez bonecos de porcelana em tamanho real dos personagens Moisés, Ramsés e Yunet (lembram aquelas estátuas dos museus de cera).

Já a página do filme no Facebook vem publicando vídeos com artistas tecendo loas à produção, do cirurgião plástico Dr. Rey à funkeira Anitta.

A chef Palmirinha chama "amiguinhos e amiguinhas" para o cinema. Beto Jamaica e Compadre Washington (É o Tchan) propagandeiam esta mistura do Brasil da Record com o Egito da Bíblia citando um de seus bordões: "Se você não garantiu o seu [ingresso], sabe de nada, inocente!".

Via Folha Gospel