As Influências da Música Gospel

Todos sabemos que o louvor a Deus traz uma paz interior. Algumas pessoas devem se perguntar, de onde os compositores, músicos e intérpretes ...


Todos sabemos que o louvor a Deus traz uma paz interior. Algumas pessoas devem se perguntar, de onde os compositores, músicos e intérpretes tiram inspiração para produzir músicas cristãs? Bem, se eu te disser que parte disso vem do secular, não se surpreenda. Para entender, vamos fazer um estudo de caso, com algumas bandas.

O Hillsong United é uma das maiores referências da Música Gospel, ao lado do Jesus Culture, Planetshakers e Bethel Music. Matt Crocker, um dos vocalistas do grupo, afirmou no Hillsong Collected, que escuta bandas como M83, Radiohead e The Beatles. Michael Guy Chislett, o guitarrista mais conhecido do United, tem um estilo similar ao de The Edge, do U2. Taya Smith tornou-se a maior figura feminina da Hillsong Music Australia, por ter um timbre vocal parecido com o de Adele, desbancando Darlene Zschech, ao participar de 3 grupos musicais simultaneamente. 

O Oficina G3 mudou bastante com o atual disco, "Histórias e Bicicletas". O metalcore saiu de cena, e quem apareceu foi o metal progressivo e o folk rock. Duca Tambasco, baixista de banda, é fã de Rage Against The Machine, e na faixa "Diz", é notória, a influência dos gigantes do Nu Metal, sem falar que o vocalista Mauro Henrique curte "Foo Fighters", e Alexandre Aposan fez uma introdução em "Encontro" a la Coldplay.

O Salzband é uma das principais bandas do Rock Cristão Brasileiro. O álbum mais recente deles, "Sine Cera", traz uma sonoridade similar ao do The Strokes, Arcade Fire, Arctic Monkeys e Young The Giant.

O Fruto do Sagrado Amor é uma das revelações do Rock Cristão Nacional. Estes baianos fugiram do Axé Music e do Pagode, apostando em uma mistura de Pop, Rock, Reggae, Folk e Xote. Em "Teu Amor Prevalece", álbum de estreia do grupo, eles citam como influências: Fernandinho, Hillsong, Guns N' Roses, Metallica, Avenged Sevenfold, Scorpions e a-ha. 

Enfim, há muitos outros exemplos. Podemos concluir que a Música Cristã não está mais limitada aos padrões clássicos, mas a cada ano, vem trazendo novos conceitos, afinal, a Música não pode ser a mesma sempre. 

Para conferir o som destas bandas, clique nos links abaixo: