Papa Bento XVI completa 88 anos e brinda aniversário com cerveja

Sem descrição

Papa Bebendo Cerveja
O cardeal Joseph Ratzinger completou 88 anos na última quinta-feira, 16 de abril, e comemorou o aniversário brindando com cerveja.

Bento XVI estava na companhia de seu irmão, Georg Ratzinger, do monsenhor Georg Gänswein, e de membros de um grupo da Bavária, na Alemanha, terra natal do papa emérito. A cerveja é uma bebida típica da região, assim como o chimarrão no sul do Brasil.

O monsenhor Gänswein, que é secretário particular do papa emérito, afirmou que Bento XVI já vem se preparando para a morte: “É evidente que um homem de 88 anos pensa nisso. Falamos várias vezes sobre o tema, o papa e eu, apesar de ser uma pessoa muito discreta e reservada. Para ele, preparar-se para a morte significa preparar-se para seu encontro com Deus”, afirmou em entrevista à emissora de TV italiana Retequattro.

No entanto, Gänswein frisou que a aposentadoria fez bem ao papa, que agora está muito lúcido e vivaz. “O único problema são suas pernas, é difícil caminhar”, ponderou.

O aniversário de Bento XVI foi lembrado por seu sucessor, papa Francisco, que dedicou a missa diária da capela de Santa Marta ao antecessor. “Gostaria de recordar que hoje é o aniversário do papa Bento XVI. Ofereço esta missa para ele e os convido a orar por ele, para que o Senhor o apoie e dê a ele muita alegria e felicidade”, afirmou.

Bento XVI foi eleito o 265º pontífice católico em 19 de abril de 2005, para suceder a João Paulo II, que havia falecido 17 dias antes aos 84 anos, após 27 anos de pontificado. Desde que renunciou ao cargo, no dia 28 de fevereiro de 2013, após oito anos de pontificado, vive em reclusão no Vaticano.