A Virtude do Espírito Santo (Atos 1:8)

O Espírito Santo na vida de um Cristão tem um papel fundamental e muito importante, pois é através dele que desfrutamos em nosso cotidian...


O Espírito Santo na vida de um Cristão tem um papel fundamental e muito importante, pois é através dele que desfrutamos em nosso cotidiano de uma vida espiritual e uma comunhão maior com Jesus. Sem ele não conseguimos vencer as adversidades e conflitos espirituais que vivemos  dia a dia. Tendo em vista que somos templos de Deus e que o Espírito dEle habita em nós, assim como Paulo escreve aos Coríntios no cap. 3 v. 16, precisamos acima de tudo, entender a sua Virtude em nossas vidas.

O Espírito Santo e o Cristão

Antes de sua ascensão, em Atos dos Apóstolos cap. 1 v. 8, nos deparamos com algumas palavras de Jesus, que nos dá a entender o porquê da importância da VIRTUDE ou PODER do Espírito de Deus em nossas vidas: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (Bíblia NVI). Veja, que nesta passagem, Jesus é claro em dizer: "...e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra." Este é o resultado do poder do Espírito Santo de Deus na vida de um Cristão: ser testemunha de Jesus. Em algumas traduções da Bíblia Sagrada, como é o caso da Almeida Corrigida e Revisada Fiel, o texto de Atos 1:8 está escrito da seguinte maneira: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, (...)" Percebe a diferença? VIRTUDE. Vou até ao dicionário, e encontro a seguinte definição para esta palavra:

Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem. (...)

Fazer o bem, praticar o bem, sim, é uma qualidade efetiva de uma pessoa que segue os passos de Cristo, logo, se estamos cheios de maldade em nossos corações, praticamos o mal, não somos cheios do Espírito, pois se fôssemos não deixaríamos com que a maldade subisse e falasse mais alto. Busquemos a VIRTUDE!

Nós estamos muito habituados a ouvir em igrejas pentecostais e neo-pentecostais (das quais não tenho nada contra, já que pertenço há uma denominação Pentecostal), algo muito diferente do que é relatado na Bíblia. Mas, afinal, pra quê serve a Virtude? As palavras de Cristo foram: "...e ser-me-eis testemunhas". A Virtude/Poder do Espírito, desceria e desce nos dias atuais com o objetivo de capacitar, preparar e encher pessoas para a proclamação do Evangelho Genuíno de Salvação. Alguém cheio do Espírito Santo não é só aquele que pula, chora, grita, mas alguém cheio do Espírito Santo é TESTEMUNHA! Ser Testemunha é justamente testificar de alguém ou algo. Os israelitas esperavam que Cristo restaurasse o reino de Israel, e começaram a lhe indagar perguntado-lhe o que Ele faria sobre isto. Veja que nós, não muito diferente dos israelitas estamos preocupados com tempos e estações das quais não nos compete saber, senão a Deus, e muitas vezes nos esquecemos de nós mesmos. Cristo queria e quer que o seu povo, que não é diferente da igreja primitiva, receba dos altos céus o Espírito Santo. Nós como testemunhas temos que viver uma constate busca pelo revestimento, de virtude, de poder, poder este, proveniente de um só Espírito: O Espírito de Deus!

No grego, o termo original para "virtude", é  dunamis, que significa poder real; poder em ação. O grande problema do qual a igreja atual enfrenta, é justamente o esfriamento pela busca de almas. Quando passamos a ter contato com a mídia vemos inúmeras pessoas perecendo, e há uma grande necessidade de um despertamento espiritual dentro das igrejas (não é o caso de todas, já que pelo menos a minoria se empenha nisso), de ir ao encontro delas (almas) que necessitam e dependem de Cristo. Existe um chavão por aí, muito popular que diz: "vá orar por ele". E as vezes insistimos tanto, mas tanto nesse chavão, que oramos mas não temos a bendita ação, e infelizmente a orAÇÃO, sem ação, em diferentes casos, não tem efeito.

Conclusão

O Espírito Santo, por intermédio de Jesus Cristo, quer encher sua igreja para que Cristo venha ser pregado, para que Ele venha ser amado, honrado. Existe uma extrema importância em buscarmos a virtude do Espírito Santo, para que não muito diferente da igreja primitiva, venhamos anunciar o evangelho, pois milhares de milhares de almas estão sedentas e anseiam por alimento, e estão tomando água não potável e comida estragada. Eis o querer de Cristo para o seu povo: Buscar sua virtude!

Bibliografia

Bíblia de Estudo Pentecostal: CPAD
Bíblia Nova Versão Internacional
Dicionário inFormal Online
Apostila Teológica sobre Paracletologia por Bispo José Macedo