TA NA BÍBLIA? Como ser grato

¶ E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo: Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se of...


¶ E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:
Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente.
Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor Deus de Israel.
Ó Senhor, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram; até as nuvens gotejaram águas.
Os montes se derreteram diante do Senhor, e até Sinai diante do Senhor Deus de Israel.
¶ Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos.
Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.
E se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas; via-se por isso escudo ou lança entre quarenta mil em Israel?
Meu coração é para os legisladores de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo; bendizei ao Senhor.
Vós os que cavalgais sobre jumentas brancas, que vos assentais em juízo, que andais pelo caminho, falai disto.
Donde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali falai das justiças do Senhor, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então o povo do Senhor descia às portas.
Juízes 5:1-11

Dizem que a educação vem de casa, é através de nossos pais que aprendemos a dizer as palavras mágicas,”por favor, e obrigado”, mas embora isso, somos mesmos agradecidos?

Os israelitas haviam sido oprimidos durante vinte anos pelos cananeus que eram liderados pelo rei Jabim. Eles eram muito cruéis e tinham um exercito muito forte comandado por Sísera.

 E vendeu-os o Senhor na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios.
Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.
Juízes 4:2-3

O povo de Deus clamou ao Senhor, que respondeu através de Débora, a juíza (líder) de Israel na época. Assim como Débora predissera a Baraque (outro líder) Sísera foi morto por uma corajosa mulher chamada Jael.

 Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.
Juízes 4:8-9

E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só.
¶ Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu.
Juízes 4:16-17

Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.
Juízes 4:21

Então, os israelitas triunfaram sobre os cananeus  e Débora e Baraque entoaram a linda canção de agradecimento a Deus que vimos logo acima no capítulo 5 de Juízes.

Eis aqui três passos para você também ser uma pessoa agradecida.

  • Lembre-se das coisas de Deus

A canção de Débora contava a história da derrota dos cananeus. Isto ajudou os israelitas das gerações futuras a lembrar como Deus lhes dera tão surpreendente vitória. Tente guardar todas as pessoas, atos e coisas relacionados a Deus pelo qual você é grato.

  • Agradeça a Deus pelas coisas boas

Débora e Baraque poderiam ficar com o crédito pelo o que aconteceu, mas em vez disso, tiraram um tempo para agradecer a Deus, que na realidade foi quem fez tudo. De uma olhada para a sua vida e tudo o que Deus tem feito para você e agradeça-lhe por cada coisa.

  • Declare a bondade de Deus

Em vez de dizer “ó sim obrigado Senhor”, como uma reflexão simples, os líderes de Israel compuseram uma longa canção de louvor. Aquilo não foi um simples agradecimento, foi uma adoração a Deus. 

O problema de muitas pessoas hoje em dia é que não oram mais, não tiram um tempo longo para adorar, buscar a Deus, apenas por terem preguiça. Vi esta frase (que ta na minha Bíblia) e acho que resume tudo por hoje; “quando agradecer a Deus deixe o seu muito obrigado tornar-se um eu te amo”. 


Mateus Caetano para o Ligado no Gospel