Keep Calm and curta o TOP ROCK - Ligado no Gospel

Rock é de Jesus


Há 30, 40 e tantos anos existia um triste tabu dentro da igreja evangélica brasileira. Um ritmo musical era taxado de ritmo do ''capeta''.
Talvez pela cultura, ou simplesmente por puro preconceito o Rock era excluído das congregações e dos repertório de muitos jovens da época.

Mas graças a Deus, isso mudou, a mente se abriu e hoje podemos cantar, louvar e nos alegrar através das notas do Rock Gospel.

Por isso o Ligado no Gospel vai listar pra vocês, aquelas que acreditamos possuir letras que marcam e que, consequentemente exaltam o nome d'Aquele que merece ser cultuado, independentemente do ritmo que seja.

Confira a lista com as 5 músicas de Rock Gospel Nacional que consideramos como as melhores que conhecemos.



Rosa de Saron

Formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda Rosa de Saron surgiu em 1988 na cidade de Campinas/SP, dentro do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica.
Com 26 anos de estrada, o Rosa de Saron contabiliza 150 mil acessos/mês no site oficial, mais de 1,8 milhão de fãs no Facebook e mais de 15 milhões de views em seu canal do Youtube. Também alcança o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume. Apesar de todo reconhecimento e crescimento durante os anos, o objetivo do grupo continua o mesmo dos seus primeiros ensaios: Fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.






Oficina G3



Oficina G3 é uma banda de metal e rock cristão formada em São Paulo, Brasil. Foi fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes, no fim dos anos 1980. Em atividade desde 1987, passou por vários estilos musicais, como o hard rock, pop rock, nu metal até chegar ao metal progressivo atual que tem influências de metalcore, entre outros, tendo várias formações ao longo dos anos. A banda já foi indicada para o Troféu Talento em várias categorias, para o Troféu Promessas em 2011 e para o Grammy Latino nos anos de 2005, 2007 e 2009.


Na época em que o conjunto começou, o rock ainda era tabu em igrejas cristãs brasileiras, e o grupo foi um dos primeiros a mesclar vertentes mais pesadas do rock com a música cristã no Brasil, assim como o Resgate, Katsbarnea e Fruto Sagrado. Logo a Oficina G3 se tornou ícone do incipiente gênero do rock cristão brasileiro, tornando-se conhecido entre os admiradores desse estilo no país. Apesar de, em parte, seus integrantes terem sido rejeitados por muitos pastores e lideranças religiosas, o visual da banda, com integrantes tatuados e de cabelos compridos, em geral atraía o público cristão jovem.

A banda mudou os seus rumos ao fim da década de 1990 quando o cantor PG entrou no lugar de Luciano Manga. Grande parte do apelo de "banda de rock pesado" foi deixado de lado e o grupo passou a ter um estilo mais guiado pelo pop rock. Foi a fase de maior popularidade da banda, ganhando novos fãs, principalmente após a assinatura com a gravadora MK Music. Entretanto, após a saída do cantor em 2003, a Oficina G3 voltou a ter como estilo predominante outras variações do rock, mais especificamente o metal progressivo. Os vocais foram assumidos por Juninho Afram, e a banda prosseguiu sua carreira efetivamente. Nesta nova fase o conjunto recebeu duas indicações ao Grammy Latino e sete ao Troféu Talento, também logrando relativo sucesso com boa parte dos fãs, vendendo vinte e mil cópias do álbum Além do que os Olhos Podem Ver em três dias,2 alcançando disco de ouro posteriormente.


É atualmente composta por quatro integrantes: Mauro Henrique (Vocal), Jean Carllos (Teclado e vocal gutural), Duca Tambasco (Baixo e vocal de apoio), e Juninho Afram (Vocal e Guitarra), o qual é o único integrante original. São reconhecidos por suas proficiências em seus instrumentos, estando frequentemente presentes em matérias de revistas especializadas em música.





Metal Nobre

Metal Nobre é uma banda brasileira de rock e metal cristão formada em Taguatinga, no Distrito Federal, nascida com membros de diversas igrejas evangélicas do Distrito Federal, em 1997, foi fundada por JT, Kenny Gouveia, Pedro Pantoja e Maurício Barbosa. A banda é herdeira de outra, JT e Banda, cujos músicos, antes da primeira gravação, optaram por mudar de nome. Metal Nobre é considerada uma das melhores bandas do rock cristão brasileiro, sendo que no gêneros hard rock, heavy metal e blues, considerado por muitos críticos como a melhor. A banda e marcada principalmente pela voz única do seu vocalista JT, lembrando muito as fortes vozes do rock dos anos setenta e oitenta, a banda também e marcada por seus solos e arranjos bem trabalhados, e suas belas baladas.



Catedral



Catedral é uma banda brasileira de rock formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popular, somada a temas como amor e política. Foi a banda de rock cristão mais notável no Brasil da década de 90, despontando no cenário gospel junto à outros grupos como Rebanhão, Novo Som, Semeando, Oficina G3, Fruto Sagrado, Resgate e Katsbarnea. Porém, uma decisão do grupo à não se limitar à música cristã fez com que esta deixasse a gravadora MK Music e fechasse um contrato com a Warner Music. Entretanto, parte de seu público cristão continuou a ser fiel ao grupo, fazendo com que este fosse indicado e vencedor em vários anos no Troféu Talento, uma votação popular. Mesmo assim, a banda se sentiu constangida por ter ganhado o prêmio.



A história da banda sempre foi cercada de êxitos e polêmicas, destacando-se um boato de uma entrevista da banda dada ao programa do Jô em que o grupo teria negado a Jesus três vezes. Mesmo sendo uma mentira, a notícia foi considerada verídica por grande parte do público e acabou por prejudicar todo o grupo e fazê-lo perder grande parte do público e um contrato da carreira solo com a MK Music.  O conjunto ainda perdeu um de seus integrantes, Cezar que morreu num acidente automobilístico. Em sua contratação com a Line Records em 2003, a banda lançou no ano de 2004 A Resposta de 1 Desejo que alcançou grande notoriedade tanto no meio cristão quanto no não-cristão. Em mais de vinte anos, a banda conseguiu vender uma quantidade considerável de discos e firmou seu nome no rock nacional.



Banda Resgate


Resgate é uma banda de rock cristão brasileira, formada na cidade de São Paulo em 5 de Maio de 1989, estando há vinte e cinco anos em atividade com a mesma formação. Apesar de iniciar suas atividades ainda no final da década de 80, despontou no meio cristão na década seguinte, época em que as bandas Oficina G3, Fruto Sagrado, Katsbarnea e Catedral alcançavam grande notoriedade no meio gospel.


O primeiro trabalho da banda, Vida, Jesus & Rock'n'Roll foi lançado em 1991, mas o amadurecimento musical do conjunto iniciou em 1995 com On The Rock, um dos mais elogiados da banda e chegando ao auge com Praise, lançado em 2000. A partir daí, o grupo lançou alguns discos ao vivo e outros inéditos. Em 2006, com a entrada oficial de Dudu Borges na formação o Resgate lançou Até eu Envelhecer.

Com mais de vinte anos de carreira, o Resgate viveu em 2010 um dos momentos mais populares de sua história com a entrada do conjunto no cast da Sony Music e o lançamento do elogiado Ainda não é o Último, que fez o grupo fazer uma série de shows.

Em sua história, a banda emplacou hits no rock cristão brasileiro, e alcançando reconhecimento do público em suas indicações ao Troféu Talento e também no Troféu Promessas. Sua formação permanece a mesma desde o seu início.





Sabe de mais alguma banda boa?
Sugira aí para próximas matérias!
DEIXE SEU COMENTÁRIO ()