TA NA BÍBLIA? Da água para o vinho

Olá amigos, a partir de agora todos os sábados vamos nos encontrar aqui em nossa coluna semanal “TA  NA BÍBLIA?”, para estudarmos e d...


Olá amigos, a partir de agora todos os sábados vamos nos encontrar aqui em nossa coluna semanal “TA NA BÍBLIA?”, para estudarmos e debatermos sobre opiniões em questão se há base bíblica ou não, se é bíblico ou não é; e vermos o que Deus realmente quer para nós.

Para começo de conversa vamos falar sobre o milagre que Jesus fez ao transformar a água em vinho durante um casamento.

Diferente de muitos evangélicos que dizem que podemos beber bebidas alcoólicas à vontade porque Jesus transformou água em vinho pra dar ao povo e deixar todo mundo alegre, a mensagem por de traz dessa história é bem diferente; Jesus embora bebesse vinho não era nenhum beberrão que adorava ver o povo bêbado (os evangélicos e católicos que pensam assim não deveriam nem ser chamados de cristãos); mas vamos ao nosso estudo.  

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
João 2:1-10

Esse foi o primeiro milagre realizado por Jesus em seu ministério, e o local escolhido por Deus não podia ser melhor, justamente um casamento ocorrido em Cana da Galileia.

A festa poderia dar errado, o vinho tinha acabado e despedir os convidados não seria nada  agradável.

 Porem Jesus estava presente para não deixar acabar o vinho.

 O mesmo pode se dizer de nossas vidas.

  O vinho na bíblia representa alegria, se o vinho acaba a alegria se acaba nossa vida não é a mesma coisa?

  Infelizmente existem famílias, casamentos, igrejas, ministérios, vidas que perderam a alegria e já   não há mais prazer em viver.

  Se você se encontra assim, anime-se, Jesus ainda é um expert para transforma água em vinho.

  Diante disso quero apenas citar três princípios que devemos entender para sermos renovados,    transformados por Jesus.

 1 - Convide a Jesus para a sua vida

  Jesus foi convidado para aquela festa; por que não convida-lo para nossa vida? Convide Jesus  para todos os momentos de sua vida sejam eles bons ou ruins.

  Jesus não dispensa um convite: já imaginou Deus dizendo que não quer entrar na sua vida porque está cansado, não gosta ou simplesmente tem outros afazeres celestiais? Impossível não é mesmo?

 2 - Procure Jesus diante das dificuldades

    Faltou o vinho (paz, tranqüilidade, amor, alegria, etc.) na sua vida procure Jesus, Ele diz na Bíblia algumas vezes a expressão “EU SOU”: E aí o que você precisa? Preciso de paz: Jesus diz “EU SOU a paz que você precisa”; preciso de descanso: EU SOU o seu descanso. Procure Ele, busque a   Ele, Ele é tudo o que eu e você precisamos.

        Recorra somente a Jesus.

   Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
1 Timóteo 2:5

        Acredite que Jesus fará algo acontecer: Não desista, não despeça as multidões antes do milagre.

3 -  Obedeça a Jesus totalmente

  Obedeça mesmo sem entender: O que Faltou foi o vinho e não a água, mas o povo não    questionou, apenas obedeceu. Obedeça você também.

  Então depois de convidarem, procurarem e obedecerem a Jesus, o milagre simplesmente ocorreu, a água foi transformada em vinho e o mestre de cerimônia ao experimentar o novo vinho, se    surpreendeu.

  Com Jesus em nossas vidas o que é bom torna-se melhor; o que é gostoso torna-se saboroso;

 Por que não convidar Jesus para nossas vidas? Jesus pode transformar um casamento fadado a um divorcio, em um casamento maravilhoso; pode transformar um ministério fadado ao fracasso, em    um ministério bem sucedido; pode transformar uma empresa fadada à falência, em uma empresa    prospera.

Quando todos pensam que o pior está por vir, Deus faz o melhor. Deus faz um novo começo.

Essa é a certeza de um Deus grandioso e maravilhoso que nós servimos; e essa história ta na Bíblia, é real e verdadeira e se renova cada vez mais em que lemos assim como toda a palavra de nosso senhor Jesus Cristo.

Ótima semana!!!

Mateus Caetano para o Ligado no Gospel