Ultimo banquete na Babilônia

O que vem na sua cabeça quando se fala em juízo de Deus? O capítulo 5 de Daniel narra a hist...


O que vem na sua cabeça quando se fala em juízo de Deus?

O capítulo 5 de Daniel narra a história de como Deus julgou a maior potencia mundial da época, a Babilônia, e também seu rei e súditos.

No ano 605 a.C. Nabucodonosor invadiu pela primeira vez Jerusalém  e levou milhares de pessoas como prisioneiras, entre elas estava Daniel.

O reinado de Nabucodonosor durou 43 anos, alguns anos após sua morte, Nabonido (Labineto) que era marido da filha de Nabucodonosor subiu ao trono e nomeou seu filho mais velho Belsazar como co-regente (reinavam juntos na Babilônia).

A história a seguir acontece nessa época.

O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil.
Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.
Daniel 5:1-4

Belsazar era um rei beberrão e festeiro, se não bastasse toda a bebedeira e as orgias ele teve a infeliz idéia de mandar trazer os utensílios sagrado que Nabucodonosor pegara no templo de Jerusalém para que ele junto com seus súditos pudessem beber neles e louvarem os seus deuses (bel-marduque, ishtar, nebo, etc.).

Repare que aparece a palavra pai, porem, essa palavra não deve ser colocado em sentido paterno e sim o sentido de antepassado, ou seja, Nabucodonosor o antepassado de Belsazar, e não pai.

Mas, todo esse acontecimento fazia parte de um propósito de Deus, ali Ele estava trazendo seu juízo sobre aquele grande império, e a Babilônia, seu rei e seus súditos estavam prestes a ter um destino terrível, como disse os profetas Isaias e Jeremias.

Na visão, eu vi um banquete preparado na Babilônia; os lugares para os convidados sentarem estavam prontos, e eles comiam e bebiam. De repente, alguém deu esta ordem: “Oficiais, levantem-se e peguem as suas armas!”
Isaías 21:5

Farei com que os seus governantes fiquem bêbados e também os seus sábios, as suas autoridades e os seus soldados. Eles vão dormir e nunca mais vão acordar. Sou eu, o Rei, quem está falando. O meu nome é SENHOR, o Todo-Poderoso.
Jeremias 51:57

No instante que Belsazar e seus súditos bebiam nos utensílios sagrados Deus agiu para punir essas pessoas. Uma mão apareceu no canto da parede e escreveu uma palavra que deixou o rei tremendo de medo.

Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.
E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante.
Daniel 5:5-7


Foram chamados todos os magos e adivinhos do reino, mas ninguém podia decifrar o que estava escrito; foi como Jesus disse séculos depois:





Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
Lucas 10:21

A rainha-mãe, (chamada pelo historiador Heródoto de Nitócris) sabia muito bem da historia de Daniel no tempo de Nabucodonosor, e aconselhou o rei chamá-lo.

A rainha, por causa das palavras do rei e dos seus senhores, entrou na casa do banquete, e respondeu, dizendo: Ó rei, vive para sempre! Não te perturbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante.
Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores;porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, interpretando sonhos e explicando enigmas, e resolvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação.
Daniel 5:10-12

Daniel chegou na presença do rei e este lhe contou o ocorrido, mas, antes de desvendar as palavras escritas na parede Daniel repreendeu o rei severamente.

Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.
Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a majestade.
E por causa da grandeza, que lhe deu, todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; e a quem queria engrandecia, e a quem queria abatia.
Mas quando o seu coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória.
E foi tirado dentre os filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer a erva como os bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele.
E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto.
E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito.
Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
Daniel 5:17-28

Mene: Contado/ Numero
Tequel: Peso
Parsim ou Peres: Divisão



Deus havia contado os dias e marcado os anos de reinado de Belsazar, havia pesado na sua justa balança e o reino já estava chegando ao fim onde o reino seria entregue aos medos (povo da Média) e aos persas (Pérsia).

Naquela mesma noite Belsazar foi morto e a Babilônia deixou de existir.


Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.Daniel 5:30-31

Segundo o historiador Heródoto, o exercito de Ciro invadiu a Babilônia e tomou a cidade; conseguiram entrar passando pelo meio do rio Eufrates (rio que cortava a cidade) que estava com o nível de água muito baixo após Ciro desviar o curso de água.

No momento que a invasão começou, os babilônios realizavam um festim e quando perceberam a invasão já era tarde demais.

Segundo a arqueologia esse fato ocorreu na noite de 13 de Outubro de 539 a.C. Devido à crueldade no coração do humano Deus achou necessário esse juízo, Babilônia tinha que cair e outra nação tinha que reinar em seu lugar.

O livro de Apocalipse também fala de uma Grande Babilônia que representa a confusão religiosa nos últimos dias. Como no passado, esta Babilônia simbólica também vai cair (Apo. 14:8, 18:2), e Deus deixa um apelo a humanidade:

E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
Apocalipse 18:4

Sair da Babilônia significa abandonar os erros e falsos ensinamentos que algumas igrejas passam para o povo  e se apegar apenas na verdadeira palavra de Deus; lembre que Jesus declarou uma vez: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(João 8:32). Pense nisso.


Mateus Caetano para o Ligado no Gospel
Fonte: Revista Bíblia Fácil - Daniel, ano 2013

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

1 Girl Nation agenda Alex e Alex aline barros Ana Nóbrega ana paula valadão anderson freire André e Felipe andré valadão Angola Anthony Evans Arianne artigos e estudos artistas Bekah Costa Bethel Music Bianca Toledo billboard Brandon Heath brasil news brenda Breno Tonon Britt Nicole Bruna Karla Building 429 canais cantor cristão Carrie Underwood Casey J cassiane Casting Crowns Chris Durán Chris Tomlin clipes Colton Dixon comédia Coral Kemuel Coral Resgate covers CPAD Crystal Lewis damares Dan Bremnes Daniela Araújo Danny Gokey Darlene Zschech Davi Sacer David Quinlan deitrick Haddon Delino Marçal destaques diante do trono dinheiro discopraise DJ MP7 DJ PV dn1 DNA LIVE downloads edificações Eduardo Schenatto Elaine Martins eletrônica Eli Soares em alta entrevistas esporte Evan Craft extras Eyshila famosos fashion fernanda brum Fernandinho FIC 2013 Filipe Lancaster Francesca Battistelli Gabriela Rocha Gallery Gisele Nascimento globo GOSPELFAIR Group 1 Crew Gui Rebustini guilherme ribeiro Hadassah Perez Heloisa Rosa Hillsong Hillsong United Hillsong Young & Free história hot INTERNACIONAL isadora pompeo Jamie Grace Jeremy Camp Jesus Culture Jimmy Needham Jonas Vilar Jotta A JOVENS Juninho Black Kari Jobe Katy Perry Kemuel Kirk Franklin Kleber Lucas lançamentos Laura Souguellis Lázaro Leandro Marques Lecrae Léo Brandão Leonardo Gonçalves letras Lex LIVROS looks mais tocadas Marcela Taís Marco Feliciano Mariah Gomes Mariana Ava Marsena Matheus Lazaretti MATHEUS MIRANDA Michael W. Smith michelle nascimento Michelle Williams mix mk music moda e estilo moda masculina Moriah Peters MUNDO MÚSICA músicas novas NEEDTOBREATHE netflix news Newsboys Nichole Nordeman Nívea Soares Nostalgia NOTÍCIAS NOVIDADES Oficina G3 Os Arrais Os Dez Mandamentos ouvir Pamela Para Curtir PARÁBOLAS Passion PC Baruk Pedras Vivas PENTECOSTAL Perlla PG Phil Wickham playlists POLÍTICA POP Pr Lucinho Pregador Luo Preto no Branco Priscilla Alcantara Rafaela Pinho recomendamos Record reggae Regis Danese religião dos famosos Renascer Praise RESENHAS DE CD'S rock Royal Tailor Samuel Mariano SAÚDE shirley kaiser Silas Malafaia Skillet Som Livre sony music Soraya Moraes Ta na Bíblia Tasha Cobbs tech TECHMAIS Testemunhos Thalles Roberto Tiago Mattos TobyMac Ton Carfi Tonzão TOP Cristão top semanal top10 Travis Greene Trazendo a arca trending Tricia Brock Troféu Promessas TV e Cinema TWICE V. Rose versões VÍDEOS Vitor Kivitz Voz da Verdade x-trend youtubers
false
ltr
item
Ligado no Gospel - notícias gospel, música, entretenimento e mais: Ultimo banquete na Babilônia
Ultimo banquete na Babilônia
http://1.bp.blogspot.com/-986jF_kfJ74/U25WmBW_-VI/AAAAAAAAAXA/Sh0-VROVmx8/s1600/1.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-986jF_kfJ74/U25WmBW_-VI/AAAAAAAAAXA/Sh0-VROVmx8/s72-c/1.jpg
Ligado no Gospel - notícias gospel, música, entretenimento e mais
http://www.ligadonogospel.com/2014/05/ultimo-banquete-na-babilonia.html
http://www.ligadonogospel.com/
http://www.ligadonogospel.com/
http://www.ligadonogospel.com/2014/05/ultimo-banquete-na-babilonia.html
true
4004564134977374432
UTF-8
Nenhum post encontrado Veja mais... Ver Tudo Reply Cancel reply Delete By Home PÁGINAS POSTS Veja mais... RECOMENDADOS PARA VC! DESTAQUES EM ARQUIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado! VOLTAR PRA HOME Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minute atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 meses atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o Código Selecionar tudo copiado para sua área de transferência Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy