Assessoria de imprensa no fortalecimento da carreira artística

Assessoria de imprensa gospel

Danilo Andrade, fala sobre sobre a importância da assessoria de imprensa para a carreira de um cantor


Muitos atribuem o sucesso obtido por artistas na área musical ao seu talento, ao seu diferencial apresentado - que certamente é relevante para o sucesso na carreira, mas o investimento no fortalecimento da imagem também é fundamental. Cantores talentosos aparecem e desaparecem todos os anos sem deixar rastros. O que deu errado? Reality shows ano a ano elegem os melhores cantores do país, cantores estes que raramente se mantém em evidência após o fim do programa, ou conseguem manter uma carreira sólida e longeva.

Muitos são os motivos deste insucesso, mas a falta de forte investimento em assessoria de imprensa e ações de marketing são os grandes motivadores para tal situação.

Para compreender a importância da assessoria de imprensa no fortalecimento da imagem da empresa ou pessoa pública, é preciso primeiramente conhecer de fato o que vem a ser assessoria de imprensa e qual o seu papel no processo de comunicação.

É comum haver equívocos, principalmente quando se trata da assessoria de carreira artística. Muitos artistas querem retornos imediatos, ou veem a assessoria de imprensa como uma despesa desnecessária. Ignoram essa necessidade ou delegam a parentes sem a menor noção do que de fato é assessoria de imprensa e seu papel na mediação artista/imprensa.

O trabalho do assessor de imprensa é o de descobrir, na carreira do artista para qual trabalha, possíveis notícias, tendo sempre em mente que nem tudo que é de interesse de divulgação do cantor é de interesse da comunidade e para isso existem outras formas de divulgação além do release. Muitas vezes cabe mais ao setor de publicidade, ou de comunicação interna divulgar uma informação do que a própria assessoria de imprensa.

Ana Paula Costa, jornalista e experiente assessora de imprensa no mercado cristão acrescenta:

“A função do assessor é exaltar e enobrecer o trabalho do seu assessorado, sem desejar a posição de destaque. Ele deve auxiliá-lo no que for possível para que as qualidades pessoais e profissionais do seu assessorado se tornem conhecidas e a qualidade da sua obra (assessor) seja notória, admirada e reconhecida”.

Assim, compreende-se que o papel do assessor de imprensa não é gerir agendas, promover ações de marketing ou buscar contratos de eventos e shows. Serviços que podem ser oferecidos quando a agência atua também com apoio do pessoal de publicidade e marketing.

Compreender essa diferença é um dos maiores entraves no processo de valorização do serviço do assessor de imprensa, pois o artista não costuma ver o retorno financeiro imediato das ações implementadas pela sua assessoria, encarando tal serviço como mais um custo “desnecessário”.

Consultada sobre a importância da assessoria de imprensa, Claudia Fonte, coordenadora do departamento gospel da Som Livre afirma:

 “Sem dúvida, a assessoria de comunicação é item fundamental para um artista ou ministro de louvor, que pretende iniciar na carreira artística. Aquele que é bem assessorado consegue maior visibilidade não apenas para si, como também para seu ministério. Sendo lembrado nas principais ocasiões, difundindo suas habilidades e talentos necessários para cumprir seu papel e desenvolver suas atividades para um número cada vez maior de pessoas”.

Somente quando o artista compreende que o trabalho da assessoria de imprensa é fundamental para uma carreira sólida, que o serviço passa a ser encarado como investimento em longo prazo. Enquanto o setor de marketing irá produzir peças publicitárias para serem veiculadas através da compra de espaço na mídia, a assessoria faz uma análise do que pode ser de interesse do público, produz a pauta e busca emplacá-la como notícia em diversos veículos sem custo algum por tal publicação.

Se compararmos a eficácia de uma peça publicitária com uma notícia espontânea que a assessoria conseguiu através da sugestão de pauta, certamente a segunda será mais eficaz entendendo que o público sempre vê a publicidade com desconfiança.

Além disso, “estar na mídia” é fundamental para que o artista seja lembrado e cabe ao assessor manter a imagem deste em alta. Sem assessoria, o artista certamente não terá o feeling para notar o que é relevante para virar pauta, e sequer terá tempo para produzi-las, perdendo assim espaço a oportunidade de estar sendo notícia em toda a mídia, o que em longo prazo trará prejuízos irrecuperáveis para a imagem e para o bolso do cantor.


Danilo Andrade é responsável pela assessoria de imprensa e marketing digital, possui larga experiência no segmento gospel atuando como editor-chefe no portal Gospel Músikas.