Fé para conquista

I Sm 17:1

Todo ano começamos cheios de esperança, confiante nas conquistas. Mas por que apenas alguns chegam ao fim com vitórias e se sentindo triunfantes? Fé.
Muitas vezes as pessoas permitem que o medo as paralise. Deixam que problemas, desafios e gigantes, maiores do que nós tirem a nossa fé. Davi não aceitou que um gigante de quase 3 metros de altura, que usava uma armadura de 60 quilos e carregava uma lança, que só a ponta de ferro pesava 7 quilos tira-se sua fé.

1-Golias nos dá propósito

A tendência das pessoas é correr de desafios. Davi correu para o desafio. Isto por que são os desafios que nos fazem levantar de manhã. Pessoas se sujeitam a trabalhar, num lugar, muitas vezes, até desconfortável porque têm o sonho de comprar uma casa. Outros se dispõem a ter uma atividade física regular, motivados pelo desejo de uma saúde melhor.

A verdade é que os desafios nos mantém vivos. Davi era só um pastor de ovelhas desconhecido antes de Golias, porém depois da luta contra o gigante é que ele, de fato, começou a se tornar rei em Israel. Em outras palavras, o que eu estou dizendo é: seus gigantes podem ser a oportunidade para a manifestação do poder de Deus em sua vida.

2-O que você faz no oculto te possibilita a vencer em público

Quando Davi disse que poderia lutar contra o gigante, Saul deu de ombros. Porém no momento que o pequeno pastor de Israel contou que já havia lutado com um urso, o rei permitiu a luta.

O que acontece é que era comum, naquele tempo, um pastor de ovelhas sair em busca de pasto para o rebanho. As vezes eles iam longe em busca disso. Mas enquanto Davi estava sozinho no deserto, ninguém via o que ele fazia pelas ovelhas de seu pai, entretanto os olhos do Senhor contemplavam a fidelidade daquele menino.

Treine com ursos e um dia você derrubará um gigante. Então, quando isto acontecer, todos dirão: “Como isto aconteceu tão rápido? Dá onde surgiu este rapaz?”. Estude muito e quando a oportunidade chegar você estará pronto. Leia, ore, aprenda com outros lideres e um dia você será um grande líder na igreja também. Brinque com seu filho, se dedique a ele lá na sua casa e um dia quando ele se formar ou casar e te encher de orgulho na frente de todos, lembre-se que o que você fez por amor no oculto foi recompensado em publico, pois Jesus já disse que nada há oculto que não venha ser revelado (Lc 12:2)

3-Não espere o aplauso de outros para agir

I Sm 17:28 O irmão mais velho de Davi praticamente o enxotou dali, dizendo que ele era insignificante e enxerido. O pai de Davi também não depositava muita esperança no garoto, tanto que no dia da visita do profeta Samuel para escolher um dos filhos de Jessé para ser rei, o pai de Davi nem chamou Davi para estar entre os possíveis eleitos.

Mas o que Davi faz diante disto? Fica com raiva das pessoas? Perde a confiança em si mesmo? Nenhuma das duas possibilidades, o que ele faz é se desviar do comentário invejoso do seu irmão e continua firme em seu propósito de vencer o gigante.

Não interessa o que os outros dizem a seu respeito, o que importa é o que o teu Deus afirma sobre você. E o que Ele diz é: Você é filho amado de Deus.

Quem foi que disse para Davi que ele não podia lutar contra o gigante? O mesmo que estava com medo de lutar contra gigantes. Não escute os covardes, ajude-os e carregue com você esta frase: “Uma águia não deve contar seus sonhos de vôo para uma galinha”. Por isto;

Ande com pessoas que te motivem.

4-Sua fraqueza será sua força

No v.33. Saul disse que Davi era muito moço para lutar, enquanto que o gigante já era guerreiro desde a mocidade. Ou seja: “O que você tem de idade, Golias tem de tempo de guerra”. Paulo um dia disse: “Quando sou fraco é que sou forte”. Eu sei que nós preferíamos ser perfeitos. O mais rápido, o mais rico, o mais bonito, o mais tudo. Entretanto, a maioria de nós não é assim. Mas não pense que suas limitações vão impedir você de avançar, são elas que te levam a Deus. Sim, pois o rico não busca a Deus por se considerar forte demais, enquanto que por conta da pobreza temos como único recurso buscar a Deus. Seu currículo talvez não seja dos melhores e por isso mesmo você acaba orando mais do que imagina.

Suas limitações te levam a buscar o Deus infinito.

5-Enfrente seus gigantes

v.16. Durante quarenta longos dias Golias desafiava e atormentava o povo de Israel, pela manhã e a tarde. Talvez você também tem sido azucrinado pelo vicio, pornografia, pelo medo e tantos outros gigantes por muito tempo.

Aquele gigante estava ofendendo a Deus ao ofender o povo dEle. Quarenta dias blasfemando e Deus não fez nada. É isto mesmo, Deus só age quando você se levanta.

As pessoas entendem errado o que é fé, esperar em Deus e a graça. Fé não é Davi debaixo da árvore, tocando harpa, dizendo: Deus vai livrar. É Davi se levantando e afirmando: “Vou derrubá-lo!”

A luta de Davi e Golias é um exemplo da graça de Deus por nós. E a graça não é permissão para eu ficar parado, antes graça é capacitação para fazer o que antes eu não dava conta.

Não se diz que Davi ouviu uma voz angelical e aí então partiu para a luta. Fé é você ouvir a palavra, crer e ir à luta. O que tenho a dizer a você? Que cristo morreu para te libertar do pecado e te dar uma nova vida. Você crê? Então o que está esperando para lutar contra o pecado? Pare agora com seus vícios. O que está esperando para superar seus traumas? Supere-os hoje. O que está esperando para se reconciliar com alguém? Conserte nesse instante seus relacionamentos quebrados.

Deus só se levantou após Davi se levantar. O poder de Deus só é liberado no instante que você age. Sendo assim: vá para cima de seus gigantes dizendo: vou contra ti não com espada nem com canhão, mas em o nome do Senhor dos Exércitos.
DEIXE SEU COMENTÁRIO ()