Vencendo os medos

Como vencer os medos

Rm 8:28-31

Vivemos num mundo de preocupações, onde a ansiedade é um convidado vip na alma de muitas pessoas. Primeiro, as pessoas ficam ansiosas para comprar um carro, depois para mantê-lo. Desesperam-se para ter um filho e depois ficam mais desesperadas ainda para cuidar dele.
Além disso, há ainda outros sentimentos negativos que permeiam a alma humana, tais como a culpa, insegurança… Por quê isto acontece? Com toda certeza isto se dá por que há uma falta de conhecimento generalizado sobre Deus. Ah, se as pessoas realmente conhecessem e cressem em tudo o que as escrituras dizem a respeito de Deus, todas as angustias iriam se dissipar.
Vejamos apenas as promessas contidas para nós em Rm 8:28-31 e vê se depois de perceber tudo o que Deus promete para seus filhos se é possível andar com medo.

1- Nossos medos v. 31

É medo de não ter dinheiro, de não conseguir casar, não conseguir liderar. O verso 31 pergunta: Se Deus é por nós quem será contra nós?

Por quem Deus é? O verso 28 diz que Deus é por quem o ama. Mas quem ama a Deus? Jo 14:21 afirma que aquele que obedece os mandamentos é o que ama a Deus.

Sansão foi para cima de seus inimigos, crente de que iria derrotá-los, porem a bíblia diz que: “ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele”. Por que algumas pessoas vão para cima de um emprego, de um objetivo e não o conquistam? Elas não sabem que devido aos seus pecados, o Senhor não está com elas.
Quem é contra você? Desemprego, angústia, crise política? Ora, não interessa o tamanho do seu inimigo, o que importa é o tamanho do seu Deus. O que eu espero é que o Senhor abra seus olhos, assim como abriu os olhos do servo do profeta, para que veja que aqueles que são por nós são bem mais numerosos do que aqueles que são contra nós.

2-Medos financeiros. v.32

O que o verso 32 declara é: Deus deu a coisa mais cara que tinha, Seu filho Jesus, agora vai negar uma geladeira? Quem dá uma Ferrari, negaria um fusca? Se Ele deu salvação para sua vida, não daria solução para os seus problemas? Se ele te libertou do inferno, não te libertaria dos vícios, do pecado? Se Ele pagou seu pecado, não pagaria suas dividas?

3- Medo da culpa v.33-34.

A acusação é uma das armas mais poderosas do diabo. Judas se matou de acusação. Pedro chegou a tentar desistir do ministério por conta de suas falhas no ato da crucificação de Jesus.
A igreja não é feita de homens perfeitos, mas de homens redimidos. Moisés era também um homicida. Paulo foi cúmplice de muitos assassinos. Pedro era alguém que negou a Jesus. Entretanto, todos os estes homens fizeram grande coisas diante de Deus.
Pedro negou Jesus diante de umas três pessoas, mas depois confessou Cristo diante de mais de três mil e isto em um intervalo de apenas quarenta dias. Com que confiança Pedro subiu para pregar sabendo do que ele havia feito há alguns dias apenas? Ora, a confiança daqueles que sabem que são o que são por causa de Cristo, daqueles que confiam no sangue do Cordeiro, que nos lava de todo o pecado.

4-Medo da insegurança

Nãos gostamos de correr riscos, queremos viver sempre numa zona de conforto, financeira, familiar e etc… Entretanto, Paulo nos diz que todo dia corremos riscos, pois somos como ovelhas levadas ao matadouro, porém, nosso Deus nos livra sempre. O único lugar de segurança se chama: o esconderijo do Altíssimo. Não pense que seu trabalho, seu currículo, seu circulo de amizades é uma rocha firme que nunca serão abalados. Empregos vêm e vão, pessoas hoje estão conosco e amanhã não, mas o nosso Deus nós sabemos que estará conosco em todo o tempo.