$type=three$author=hide$comment=hide$rm=hide$count=6$show=home

Ex-piloto de Fórmula 1 fala sobre evangelismo no esporte

Alex Dias Ribeiro Ex-piloto de Fórmula 1 fala sobre evangelismo no esporte

A Rede Super de Televisão recebeu a visita do ex-piloto de F1, Alex Dias Ribeiro. Além de atuar nos grandes circuitos do Mundo, onde desfilava com a frase “Cristo Salva”, Alex também foi capelão da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2002), discipulando os atletas cristãos nas competições.

Na oportunidade, por meio de uma entrevista concedida ao Lagoinha.com, ele contou um pouco da sua história no Ministério Atletas de Cristo, em que por mais de 22 anos atuou como diretor executivo.

Confira a Entrevista com Alex concedida ao site Lagoinha.com

 Quando você percebeu que Deus tinha um plano para sua vida?

Alex Ribeiro – Foi quando resolvi ser piloto automobilístico; e eu não tinha como viabilizar esse sonho. Então, comecei a orar e pedir que Deus me desse um carro. Nessa época, meu pai tinha um fusca e certo dia ele sofreu um acidente de carro. O que sobrou do automóvel, ele me deu. Eu, mais do que depressa, me juntei a três amigos e construímos um carro de corrida com os restos do fusca. Ou seja, por meio daquele acidente, em que ganhei um carro de “fundo de quintal”, Deus orquestrou outras situações que permitiram que eu realizasse o meu sonho.

 Em que momento o Senhor lhe revelou que era possível evangelizar as pessoas por meio do esporte?

Alex Ribeiro – Foi quando fui campeão brasileiro e um jornalista do Jornal do Brasil (JB), um dos veículos com maior circulação do Rio de Janeiro, chegou perto de mim e disse: “O meu redator chefe me pediu para fazer uma matéria com você. Ele está querendo saber o porquê desse ‘Cristo Salva’ em seu capacete; por que esses jovens vêm na sua corrida e ficam distribuindo folhetos na arquibancada.  Por que eles trazem violão e tocam uma música com tema de vitória? Tem como você me ajudar? Eu  não entendo nada disso”, relembra.

Então, ele me pediu que escrevesse uma matéria explicando essas ações. Eu conversei com o meu pastor Netornini, que era meu mentor, e juntos escrevemos o texto. Explicamos o motivo de o “Cristo Salva”; compartilhamos o plano da salvação e falamos sobre as quatro leis espirituais, entre outras informações. Para nossa surpresa, a matéria foi publicada na quarta página do JB, em pleno domingo, e nessa hora a minha ficha caiu e pude ver que eu havia acabado de pregar para 400 mil leitores do JB. Também tive a consciência de que o esporte é um excelente meio de comunicação e evangelização.

 O ato de evangelizar era visto de forma positiva no meio esportivo?

Alex Ribeiro: Eu levava e levo até hoje a mensagem de Cristo, que é uma mensagem ousada. Por parte do “mundo” sofri pouca resistência. Passei por algumas situações adversas, mas Deus sempre esteve ao meu lado e me manteve firme. Já alguns irmãos da igreja não viam a minha ação com bons olhos. Primeiro, porque eles consideravam o automobilismo um esporte violento.

 Naquela época, ele matava 1 piloto a cada 10 acidentes. Segundo, é praticado aos domingos, o que é um pecado para os fundamentalistas. O que importava para mim é que Deus havia me dado uma inspiração para a prática desse esporte e por meio dele, iria praticar o “ide por todo o mundo”. Não desisti do meu chamado e ele me deu força para perseverar, independente das opiniões contrárias. Precisamos estar firmes no nosso chamado e não fazermos como outras pessoas fazem. Muitas delas têm trocado o “ide por todo mundo” pelo “bem-vindo à minha paróquia”.

Como se deu a sua adesão ao Ministério Atletas de Cristo?

Alex Ribeiro – Depois que encerrei a minha carreira na F1, voltei para o Brasil e fiquei sem rumo. Tentei fazer várias coisas. Fui ser fazendeiro, depois comecei a construir carros de corrida, trabalhei no mercado de capitais; enfim; investi numa série de coisas, tentando me encontrar. E, em meio a esse desencontro, os Atletas de Cristo me convidou para ser o diretor-executivo. Orei e Deus me falou que eu deveria aceitar o convite; e por 22 anos e seis meses, atuei nessa função.

De que forma as pessoas viam Ministério Atletas de Cristo no início de sua fundação e como ele é visto atualmente?

Alex Ribeiro – Bem, se alguém não viu os Atletas de Cristo com bons olhos é por que não queria vê. Desde 1980, Deus já operava uma grande obra por meio de esportistas como, João Leite, Baltazar, Jorginho e Silas. Eles estavam realizando um trabalho brilhante e dando um bom testemunho. Todos foram excelentes pioneiros. Os Atletas de Cristo influenciaram e impactaram tanto a sociedade da época que, até mesmo, a revista Manchete reconheceu o ministério como maior fenômeno religioso da década de 80. Atualmente, os Atletas de Cristo não causam tanto impacto público, mas seus esportistas, ainda que, de uma forma mais discreta, continuam “atletando” (evangelizando).

Durante esses anos de existência do Ministério Atletas de Cristo, há algum caso de evangelização ou transformação que você gostaria de destacar.

Alex Ribeiro – São muitas casos e eles foram realizados de diversas maneiras. Um caso marcante que me recordo, neste momento, se trata do dia em que o Baltazar, jogador do Grêmio, fez um gol contra o São Paulo. Após o gol, ele deu um glória a Deus e apontou o dedo para cima. Nessa hora, um torcedor, que estava desviado dos caminhos do Senhor, conseguiu ler os lábios de Baltazar, ficou sensibilizado com aquele gesto e resolveu se reconciliar com Jesus.

 Você imaginava que, com o passar dos anos, a ação de utilizar a frase “Jesus Saves” (Jesus Salva), em seu capacete, serviria de inspiração para outros esportistas?

Alex Ribeiro – Eu não tinha a mínima ideia de que a minha ação seria conhecida no mundo inteiro. Foi Deus que me deu essa visão e pensei: “Se eu for campeão do mundo, poderei levar essa mensagem para a metade da população do planeta”. Mas como não fui, fiquei chateado e acabei brigando com Deus. Porém, um tempo depois, por meio dos Atletas de Cristo, Deus acabou viabilizando essa visão.

Durante a comemoração da vitória do Penta de Oklahoma, os Atletas de Cristo, que atuavam na Seleção Brasileira, usaram as camisas com a frase “Jesus I Love You”. Eu criei a mensagem e levei as camisas para que eles pudessem vestir. Naquele dia, pude ver o cumprimento da visão que Deus havia me dado. Tudo bem que ela não foi da forma que gostaria. Queria que ela tivesse sido realizada quando eu ainda pilotava. O que importa é que ela se cumpriu e presenciei, mesmo sendo nos bastidores.

No Brasil, em 2014, haverá a Copa do Mundo, e em 2016, as Olimpíadas, o que atrairá pessoas de diversas partes do mundo. Os Atletas de Cristo realizarão ações de evangelização durante esses eventos esportivos?

Alex Ribeiro – Ao longo desses anos, os Atletas de Cristo já vêm realizando um excelente trabalho de evangelização e conscientização por meio do esporte. Sendo assim, o ministério se tornou uma referência para diversas organizações e igrejas, as quais já têm projetos voltados para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas.

Neste momento, a nova direção dos Atletas de Cristo está focando seu trabalho em ajudar e orientar o atleta de alto rendimento ou de ponta para que eles melhorem seu desempenho em todos os sentidos. Queremos que todos eles tenham uma boa atuação nesses dois eventos que serão sediados no Brasil.

Com informações de Lagoinha.com / Ligado no Gospel
ligadonogospel@live.com - Israel Almeida
Nome

1 Girl Nation,3,agenda,165,Alex e Alex,3,aline barros,63,Amy Grant,1,Ana Nóbrega,1,ana paula valadão,18,anderson freire,13,André e Felipe,6,andré valadão,37,Anthony Evans,1,Arianne,6,artigos e estudos,228,artistas,269,Bekah Costa,7,Bethel Music,1,Bianca Toledo,11,billboard,11,Brandon Heath,3,brasil,7,brasil news,94,brenda,2,Breno Tonon,1,Britt Nicole,9,Bruna Karla,6,Building 429,1,canais,6,cantor cristão,1,Carrie Underwood,3,Casey J,1,cass,1,cassiane,6,Casting Crowns,3,Chris Durán,2,Chris Tomlin,3,clipes,177,Colton Dixon,3,comédia,19,Coral Kemuel,11,Coral Resgate,1,covers,10,CPAD,1,Cristianismo,2,Crystal Lewis,2,damares,39,Dan Bremnes,2,Daniela Araújo,34,Danny Gokey,1,Darlene Zschech,1,Davi Sacer,2,David Quinlan,1,deitrick Haddon,1,Delino Marçal,1,destaques,194,diante do trono,17,diga não ao Halloween,1,dinheiro,1,discopraise,7,DJ MP7,2,DJ PV,7,dn1,2,DNA LIVE,1,downloads,31,edificações,2,Eduardo Schenatto,3,Elaine Martins,5,eletrônica,1,Eli Soares,10,em alta,2,entrevistas,24,esporte,9,Evan Craft,5,extras,115,Eyshila,5,famosos,6,fashion,2,Fé,1,fernanda brum,26,Fernandinho,5,FIC 2013,17,Filipe Lancaster,4,fim dos tempos,2,Francesca Battistelli,1,futebol,1,Gabriela Rocha,16,Gallery,1,GAWVI,1,Gisele Nascimento,3,globo,6,GOSPELFAIR,19,Group 1 Crew,1,Gui Rebustini,1,guilherme ribeiro,1,Hadassah Perez,1,Heloisa Rosa,3,Hillsong,6,Hillsong United,5,Hillsong Young & Free,14,história,2,Homofobia,1,hot,57,igreja,11,ImaginAline,3,INTERNACIONAL,105,isadora pompeo,11,islã,1,Jamie Grace,4,Jeremy Camp,3,Jesus Culture,2,Jimmy Needham,2,Jonas Vilar,10,Jotta A,25,JOVENS,18,Juninho Black,1,Kari Jobe,8,Katy Perry,1,Kéfera,3,Kemuel,4,Kirk Franklin,4,Kleber Lucas,8,lançamentos,26,lany,1,Laura Souguellis,2,Lázaro,3,Leandro Borges,1,Leandro Marques,1,Lecrae,5,Léo Brandão,2,Leonardo Gonçalves,14,letras,11,Lex,2,LIVROS,43,looks,1,Luka Marques,1,mais tocadas,8,marca da besta,1,Marcela Taís,7,Marco Feliciano,3,Mariah Gomes,5,Mariana Ava,5,Marsena,1,Matheus Lazaretti,5,MATHEUS MIRANDA,6,Michael W. Smith,1,michelle nascimento,2,Michelle Williams,1,mix,1,mk music,12,moda e estilo,42,moda masculina,1,Moriah Peters,5,MUNDO,200,MÚSICA,844,músicas novas,61,NEEDTOBREATHE,2,netflix,4,news,158,Newsboys,4,Nichole Nordeman,1,Nívea Soares,3,Nostalgia,6,noticias,133,NOTÍCIAS,1128,NOVIDADES,141,Oficina G3,6,Os Arrais,1,Os Dez Mandamentos,15,ouvir,11,Pamela,4,Para Curtir,29,PARÁBOLAS,10,Passion,2,PC Baruk,11,Pedras Vivas,2,PENTECOSTAL,29,Perlla,13,PG,1,Phil Wickham,1,planetshakers,1,playlists,56,POLÍTICA,86,POP,63,Porta dos Fundos,1,pr lucas,1,Pr Lucinho,1,Pregador Luo,10,Preto no Branco,9,Priscilla Alcantara,32,PT,2,Racismo,1,Rafaela Pinho,1,Rayssa e Ravel,2,recomendamos,1,Record,16,reggae,2,Regis Danese,2,religião dos famosos,1,Renascer Praise,3,RESENHAS DE CD'S,20,rock,1,Royal Tailor,1,Samuel Mariano,1,SAÚDE,4,shirley kaiser,1,Silas Malafaia,35,Skillet,2,Som Livre,2,sony music,3,Soraya Moraes,3,Ta na Bíblia,4,Tasha Cobbs,2,tech,12,TECHMAIS,111,Testemunhos,4,Thaiane Seghetto,4,Thalles Roberto,59,Tiago Mattos,2,TobyMac,1,Ton Carfi,7,Tonzão,1,TOP Cristão,75,top semanal,13,top10,77,tragédias,1,Travis Greene,1,Trazendo a arca,4,trending,6,Tricia Brock,1,Troféu Promessas,38,TV e Cinema,404,TWICE,2,Valdemiro Santiago,4,Vanilda Bordieri,7,vaticano,2,versões,3,VÍDEOS,195,Vitor Kivitz,2,Voz da Verdade,1,x-trend,2,youtubers,11,
ltr
item
Ligado no Gospel: Ex-piloto de Fórmula 1 fala sobre evangelismo no esporte
Ex-piloto de Fórmula 1 fala sobre evangelismo no esporte
Alex Dias Ribeiro Ex-piloto de Fórmula 1 fala sobre evangelismo no esporte
http://1.bp.blogspot.com/-xygMhIAGKcQ/UjEL7dUeUtI/AAAAAAAAN8I/4jYRnSCcE7A/s320/alex.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-xygMhIAGKcQ/UjEL7dUeUtI/AAAAAAAAN8I/4jYRnSCcE7A/s72-c/alex.jpg
Ligado no Gospel
http://www.ligadonogospel.com/2013/09/ex-piloto-de-formula-1-fala-sobre.html
http://www.ligadonogospel.com/
http://www.ligadonogospel.com/
http://www.ligadonogospel.com/2013/09/ex-piloto-de-formula-1-fala-sobre.html
true
4004564134977374432
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL confira Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora pouco 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy