ESTUDO: Você já leu o Salmo 23?

Este salmo está em escrito em muitas lapides, mas gravado em poucos corações. O vemos talhado em ...

Este salmo está em escrito em muitas lapides, mas gravado em poucos corações. O vemos talhado em inúmeras portas, mas vivido por poucas famílias. Está aberto em cima de centenas de mesas, mas fechado na mente de milhões de pessoas.
Um dos motivos para isto acontece porque as pessoas o vêem apenas como poesia bonita. É belo, gostoso de ler, mas que não tem muita força e pratica na minha vida, pensam eles.
Outro motivo é a falta de entendimento acerca dele. Davi declara que o Senhor é o seu pastor e nada lhe faltará. Mas o que não faltará? O verso dois diz: repousou, descanso, refrigério na alma, enfim paz. O salmo é que um Oasis em meio ao deserto por prometer bênçãos espirituais maravilhosas foi transformado em simpatia de crente para trazer sucesso. De modo que o que Davi declara sobre o que não vai faltar é totalmente o oposto do que afirmam os crentes. Sendo assim, o salmo do Pastor Jesus é um e o salmo dos pastores evangélicos é outro.

O que Davi diz que não vai faltar? O que os crentes dizem que não vai faltar?.

-Davi diz: Não me faltará refrigério na alma.  Crentes: Não me faltará dinheiro no banco.
-Davi: Não me faltará uma vereda de justiça para o céu. Crentes  Não me faltará um caminho de sucesso na terra.
-Davi: Não me faltará a presença de Deus mesmo em meio a morte. Crentes  Não me faltará a segurança de Mamom na hora da crise.
-Davi: Não me faltará honra diante dos meus adversários. Faz o bem a mim. Crentes  Não me faltará a destruição dos meus inimigos. Faz o mal a eles.
-Davi: Não me faltará bondade e misericórdia. Crentes: Não me faltará ouro e prata.
-Davi: Não me faltará um lugar na casa do Senhor. Crentes: Não me faltará uma casa na praia.

A única coisa que Davi declara ser sua, sua única posse é Deus: “O Senhor é ‘MEU’. “Quem mais tenho eu no céu?” (Sl 73:25) e “Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente” (Sl 16:2). Espera aí, o homem que escreveu estes dois salmos é Davi, aquele que tinha várias mulheres, centenas de filhos e muito dinheiro? Sim, e ainda assim ele sabia que pessoas nos deixam e riqueza e poder a traça e a ferrugem consomem, no entanto o SENHOR é eterno.
Sendo assim o que Davi promete que não vai faltar para nos trazer paz na alma?

1-Um andar integro

Algo que atormenta muita gente é o medo de não ser o pai ideal, o filho ideal, enfim a pessoa ideal. Pecado é errar o alvo, e ninguém gosta disso. A prova é que dificilmente as pessoas confessam pecado. Na cadeia só tem inocente, no jardim do éden e nas ruas de asfalto também.
A culpa é outra marca avassaladora do caminho da injustiça. Quem a tem não possui paz. Alguém já disse: “O travesseiro mais macio é uma consciência limpa”. É por isto que muitos não dormem, pois quem a tem? É uma pressão muito grande para nós injustos por natureza, andarmos no caminho da justiça. E quando se converte a angustia piora, porque o mandamento é: “Sede santos como eu sou santo”, (I Pd 1:16). Você já parou para pensar na impossibilidade disto? É como se o Pelé dissesse para um perneta: “Sede jogador como eu sou jogador”.
Como Davi alivia esta pressão? Joga a responsabilidade para Deus. Por amor do teu nome me guia no caminho certo. Como assim por amor do teu nome? “Eu sou uma ovelha fraca, se eu cair vão xingar a ti, pastor, responsável pela minha segurança, então por amor de ti e para que o teu nome não seja ridicularizado, cuida de mim. A minha vida é problema teu”. Na Lei, o adultério era punido com apedrejamento. Ora, porque Davi não morreu ao cometer este pecado? Ele jogou a culpa para Deus, que a carregou na cruz.

A ênfase da religião humana é sempre no que o homem faz para Deus, mas o cristianismo verdadeiro está centrado naquilo que Deus faz através de nós. É tudo obra dele: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la” (Fl 1:6). Ele começou e ele vai terminar. “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar” (Fl 2:13).
No salmo o holofote está no que o pastor faz e não nas realizações da ovelha.

- Ele me faz repousar, leva-me pra junto das águas....... eu apenas me deixo levar.
- Refrigera a minha alma.... eu abro a porta e permito o soprar do vento
- Guia-me pelas veredas.... eu vou
- Prepara-me uma mesa.... eu sento
- Bondade e misericórdia me seguem.... eu as deixo me achar.

A gente age, mas só age porque ele agiu primeiro. Sabe porque tem gente que ainda não anda na justiça? Porque você é o seu pastor (Sl 37:5).

2-Segurança v.4
Este salmo não promete isenção de dores, mas garante PRESENÇA de Deus.
Davi não tem a certeza que muitos crentes possuem quando afirmam que jamais passarão necessidades, jamais enfrentarão doenças ou morte. Quando é para falar de ter dinheiro, possuir saúde e ter boa família ele diz:“ainda que... ainda eu ande pelo vale da sombra da morte”. Ainda que, quem sabe, sei lá, talvez em enfrente circunstancias difíceis. Eu espero que não, mas disto eu não tenho certeza. No entanto quando é para falar de Deus, a expressão de Davi e tantos outros é “Estou plenamente certo”(Fl 1:6), “Estou bem certo” (Rm 8:38) que Tu estás comigo. Em outras palavras ele diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, da solidão, da necessidade, não passarei jamais pelo vale da sombra da ausência de Deus. Que tipo de vale irei passar eu não sei, mas quem vai estar comigo não importa onde, disto eu sei”.
O bordão e o cajado o consolam. Por que? Cajado é a autoridade e o poder do pastor para conduzir suas ovelhas. Foi com um cajado que Moisés abriu o mar vermelho. Davi está dizendo: “Me consola saber que tu tens todo o poder em suas mãos”.

3- Honra v.5
“Que eles se sintam humilhados diante do meu sucesso” é a interpretação de muitos quando a este verso. Mas será que o Deus que nos ensina a amar o inimigo, a orar pelos que nos perseguem está ensinando isto? É, este povo conhece o salmo do pastor, mas não conhece nada do pastor do salmo.
A honra diante dos meus inimigos é vê-los se tornando meus amigos. Por pura inveja Abimeleque expulsou Isaque de suas terras, mas ao ver a prosperidade de seu inimigo, Abimeleque viu que o filho de Abraão só podia ser daquele jeito porque Deus estava com ele. E com isso, ele foi até Isaque para que os dois se reconciliassem e tornassem amigos. Então, diz a bíblia que: “Isaque lhes deu um banquete e comeram e beberam” (Gn 26:30). O ladrão da cruz era inimigo de Jesus, pois o texto de Mateus diz que ele juntamente com o outro blasfemava. No entanto na presença de Cristo ele virou amigo. Quando um rei assumia o trono, a primeira coisa que ele fazia para estabelecer seu reinado era matar os filhos do antigo rei, eliminando assim os possíveis pretendentes a sua coroa. Davi fez o contrário, chamado o filho do inimigo Saul para comer a mesa. Por isto ele é o homem segundo o coração de Deus. A mesa de Davi é a mesa da graça, a dos religiosos é a mesa da vingança. Seu pai não acreditou em você? Pessoas te rejeitaram, menosprezaram? Você os quer humilhados ao ver o seu sucesso? Ótimo! Esta pode ser sua interpretação, e talvez ela não esteja errada, mas lembre-se; a mesa do ódio não é muito saborosa, porque nela a gente come sozinho. E comida na ótica de Cristo é sempre para se comer a dois.

4-Proteção v5 . Unges me a cabeça com óleo
O pastor fazia isto por dois motivos. Primeiro para espantar insetos. Insetos apenas aborrecem pessoas, mas podem matar ovelhas. Se acontecer de as moscas depositarem seus ovos na macia membrana do nariz da ovelha, os ovos tornam-se larvas que deixam insana a ovelha. Um pastor explica: "Para livrar-se desta agonia, a ovelha deliberadamente baterá a cabeça contra arvores, rochas... em casos extremos de infestação intensa, uma ovelha pode até se matar num frenético esforço para obter alívio da irritação". O diabo é belzebu, senhor das moscas. O zumbido de duvida, medo, solidão constante faz com que muitas pessoas comecem a se matar e buscar alivio em lugares suicidas como drogas, macumba, pastores pilantras etc...
Segundo, para curar as feridas. No pasto assim como na vida há muitas coisas prontas para nos machucar. Espinhos furam, pedras cortam, mas as maiores cicatrizes aconteciam com outras ovelhas. Ovelhas são calmas, mas em épocas de acasalamento elas batiam a cabeça umas nas outras, e isto pode levá-las a morte. O óleo fazia com que o choque fosse menor. No novo testamento o óleo do Espírito continua curando: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo com óleo” (Tg 5:14).
Davi diz: O senhor é o meu pastor. Ele estava sentado solitário, fazendo seu trabalho de pastor, cuidando das ovelhas e diz: Ei, o que eu faço por elas, Deus faz por mim. Davi lutou com leões e ursos p/ salvar ovelhas que ninguém se importaria. Muitas das ovelhas não elogiavam Davi, no entanto ainda assim ele arriscou sua vida. Por que? Eram as ovelhas do Pai. Cristo fez o mesmo.
Iavé é o meu pastor. Este aqui é o nome temível do Todo-Poderoso, nome este que nem era pronunciado pelos judeus. Davi o usou para dizer que Ele era seu pastor. Ninguém tinha feito isto antes. Para alguns judeus, pode ter soado meio herético, já que eles pensavam no Todo poderoso no trono, governando o mundo, e não no pasto cuidando de ovelhas. Tá aí outro motivo do porque ele ter conseguido tocar o coração de Deus, ele o conhecia.

5-Bondade e misericórdia
Por que a misericórdia nos segue? Porque fugimos de Deus quando pecamos. Pedro pecou e se escondeu no trabalho. Moisés ocultou-se e na solidão do deserto. Adão atrás do arbusto das suas obras. Mas não adianta, Deus nos acha. Como diz o Sl 139 : “Para onde me ausentarei do teu Espírito?”.
E esta misericórdia nos segue em todos os dias. Os judeus tinham um dia que era o mais importante de todos, o Yowm kippur, o Dia da Expiação. Para alguns o perdão só acontece no dia que a gente conhece a Cristo, no dia da salvação. Davi então, extravasa: “Para mim, o Dia da misericórdia é todo dia”. O interessante é que o Yowm Kippur acontecia no dia 10 do mês 7. Sabe por que? Estes são dois dias que representam algo completo. Com isto Deus estava dizendo: “Eu te perdoei por inteiro, não há nada que a minha misericórdia não cubra”.

6- Companhia v.6 “e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”

Como conseqüência de a misericórdia te alcançar, a comunhão com Deus nunca vai faltar. No antigo oriento os hospedeiros usavam um sinal. Enquanto o copo estive cheio o hospede sabia que era bem vindo. E naquelas ocasiões em que o anfitrião estava realmente contente com a presença do hospede ele enchia o copo até transbordar. Deus quer que você fique. Talvez seu pai da terra não se importou muito com a sua presença, mas o do céu sim. E ele garante que a sua companhia nas nossas vidas não terá fim.
Mas como receber tantas bênçãos assim? Duas condições.
Primeiro, crer na eficácia da palavra e não na beleza da poesia.
Segundo, ser ovelha, pois se o salmo é do pastor ele só vale para ovelha.
A primeira característica da ovelha é que ela é fraca
Graças a Deus que o Salmo não é do fazendeiro que conduz os touros e sim das ovelhas guiadas pelo pastor.
Não precisa ser forte para andar co Cristo, alias você tem que ser fraco. Para que a força de cristo entre em você. A gente vê muitos animais se virando sozinhos, mas ovelha não tem presas e nem garras, portanto é peculiarmente dependente do pastor.
A segunda característica da ovelha é que ela não é superdotada. Você já viu ovelha fazer algum truque? A gente ouve nos circos o anuncia: “Leões indomáveis da África. Os macacos trapezistas da China”. Mas nada de ovelhas saltitantes de Israel. Davi não podia ter pensado em outra ilustração? Afinal, ele é o homem que venceu Golias. Mas é exatamente isto, ele só venceu porque era ovelha.
Nome

1 Girl Nation agenda Alex e Alex aline barros Ana Nóbrega ana paula valadão anderson freire André e Felipe andré valadão Angola Anthony Evans Arianne artigos e estudos artistas Bekah Costa Bethel Music Bianca Toledo billboard Brandon Heath brasil news brenda Breno Tonon Britt Nicole Bruna Karla Building 429 canais cantor cristão Carrie Underwood Casey J cassiane Casting Crowns Chris Durán Chris Tomlin clipes Colton Dixon comédia Coral Kemuel Coral Resgate covers CPAD Crystal Lewis damares Dan Bremnes Daniela Araújo Danny Gokey Darlene Zschech Davi Sacer David Quinlan deitrick Haddon Delino Marçal destaques diante do trono dinheiro discopraise DJ MP7 DJ PV dn1 DNA LIVE downloads edificações Eduardo Schenatto Elaine Martins eletrônica Eli Soares em alta entrevistas esporte Evan Craft extras Eyshila famosos fashion fernanda brum Fernandinho FIC 2013 Filipe Lancaster Francesca Battistelli Gabriela Rocha Gallery Gisele Nascimento globo GOSPELFAIR Group 1 Crew Gui Rebustini guilherme ribeiro Hadassah Perez Heloisa Rosa Hillsong Hillsong United Hillsong Young & Free história hot INTERNACIONAL isadora pompeo Jamie Grace Jeremy Camp Jesus Culture Jimmy Needham Jonas Vilar Jotta A JOVENS Juninho Black Kari Jobe Katy Perry Kemuel Kirk Franklin Kleber Lucas lançamentos Laura Souguellis Lázaro Leandro Marques Lecrae Léo Brandão Leonardo Gonçalves letras Lex LIVROS looks mais tocadas Marcela Taís Marco Feliciano Mariah Gomes Mariana Ava Marsena Matheus Lazaretti MATHEUS MIRANDA Michael W. Smith michelle nascimento Michelle Williams mix mk music moda e estilo moda masculina Moriah Peters MUNDO MÚSICA músicas novas NEEDTOBREATHE netflix news Newsboys Nichole Nordeman Nívea Soares Nostalgia NOTÍCIAS NOVIDADES Oficina G3 Os Arrais Os Dez Mandamentos ouvir Pamela Para Curtir PARÁBOLAS Passion PC Baruk Pedras Vivas PENTECOSTAL Perlla PG Phil Wickham playlists POLÍTICA POP Pr Lucinho Pregador Luo Preto no Branco Priscilla Alcantara Rafaela Pinho Rayssa e Ravel recomendamos Record reggae Regis Danese religião dos famosos Renascer Praise RESENHAS DE CD'S rock Royal Tailor Samuel Mariano SAÚDE shirley kaiser Silas Malafaia Skillet Som Livre sony music Soraya Moraes Ta na Bíblia Tasha Cobbs tech TECHMAIS Testemunhos Thalles Roberto Tiago Mattos TobyMac Ton Carfi Tonzão TOP Cristão top semanal top10 Travis Greene Trazendo a arca trending Tricia Brock Troféu Promessas TV e Cinema TWICE V. Rose versões VÍDEOS Vitor Kivitz Voz da Verdade x-trend youtubers
false
ltr
item
Ligado no Gospel - notícias gospel, música, entretenimento e mais: ESTUDO: Você já leu o Salmo 23?
ESTUDO: Você já leu o Salmo 23?
http://2.bp.blogspot.com/-NIndA8IjZqs/UfGwICF_r2I/AAAAAAAAFvk/ZCvJJD9mkcY/s320/biblia-thumb.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-NIndA8IjZqs/UfGwICF_r2I/AAAAAAAAFvk/ZCvJJD9mkcY/s72-c/biblia-thumb.jpg
Ligado no Gospel - notícias gospel, música, entretenimento e mais
http://www.ligadonogospel.com/2013/07/estudo-voce-ja-leu-o-salmo-23.html
http://www.ligadonogospel.com/
http://www.ligadonogospel.com/
http://www.ligadonogospel.com/2013/07/estudo-voce-ja-leu-o-salmo-23.html
true
4004564134977374432
UTF-8
Nenhum post encontrado Veja mais... Ver Tudo Reply Cancel reply Delete By Home PÁGINAS POSTS Veja mais... RECOMENDADOS PARA VC! DESTAQUES EM ARQUIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado! VOLTAR PRA HOME Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minute atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 meses atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o Código Selecionar tudo copiado para sua área de transferência Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy