Piora o estado de saúde de Mandela, diz governo sul-africano

A saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que está internado em estado crítico em Pretória, piorou nas últimas 48 horas, anu...


A saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que está internado em estado crítico em Pretória, piorou nas últimas 48 horas, anunciou o porta-voz da Presidência da África do Sul, Mac Maharaj.
O anúncio de Maharaj ocorre após o presidente sul-africano Jacob Zuma ter cancelado, na quarta (26), uma viagem que faria nesta quinta (27) a Moçambique, país vizinho.
Mandela, 94 anos, está internado há quase três semanas, tratando de uma infecção pulmonar.

Luta contra 'apartheid'

Mandela lutou durante 67 anos contra o regime do "apartheid" e passou 27 anos nas prisões do regime, onde contraiu os problemas respiratórios com os quais sofre de forma recorrente.
Após ser libertado em 1990, ele liderou junto com o último presidente do apartheid, Frederik De Klerk, o desmantelamento pacífico do regime segregacionista.
Eleito presidente em 1994, Mandela conquistou na Presidência uma improvável paz racial, depois de mais de quatro décadas de dominação racista da minoria branca da África do Sul.