Campeão mundial de vale tudo e pastor evangélico busca vaga no UFC

O pastor evangélico e lutador Ismael Souza, ex-campeão mundial de vale tudo, anunciou que vai lutar pelo sonho de assinar um contrato com...

O pastor evangélico e lutador Ismael Souza, ex-campeão mundial de vale tudo, anunciou que vai lutar pelo sonho de assinar um contrato com o UFC, após 13 anos afastado das competições de Jiu-Jitsu e MMA (Mixed Martial Arts).

“Seria interessante o UFC ter um pastor em seu card. Isso seria uma demonstração da entrada do UFC nas mais inusitadas comunidades, e chamar a atenção do segmento religioso que certamente iria se mobilizar para ver esse momento inédito na história do evento”, disse ele, segundo o Lutabr.com.

Líder de mocidade da igreja “Batista Renovada”, ele tem total apoio dos jovens de sua igreja.“Seria bom que todos os cristãos tivessem comigo nessa causa,” disse o jovem pastor. Ismael é o único faixa preta de jiu-jitsu do mundo a vencer o extinto Circuito Mundial de Vale-Tudo, International Vale Tudo Championship (IVC), que é conhecido o mais difícil evento da história do Vale Tudo. Ele vem da segunda maior família de Jiu-Jitsu do mundo, a Família Souza, tendo sido consagrado campeão de Vale Tudo na maioria de suas lutas. Devido à sua técnica e habilidade ele foi por diversas vezes manchete de jornais no mundo do MMA e Jiu-Jitsu.

Em 2000, entretanto, Ismael sofreu um acidente que o afastou das competições. Entre 2001 e 2008, ele teve que realizar operações para a fixação de 8 parafusos na perna direita para recuperação articular. Em 2013 e aos 40 anos, Ismael surpreendeu ao retornar às competições. Em sua primeira competição ele já retornou ao pódio, tornando-se um dos grandes exemplos de superação no esporte. Ismael retornou na categoria adulto (de 18-29 anos), mesmo podendo lutar na categoria sênior (de 40-45 anos), pois deseja completar o que ficou incompleto nessa categoria para a sua galeria de vitórias.

Ismael também se destaca no mundo acadêmico e espiritual. Ele é grande estudioso de Teologia, tendo um bacharelado e mestrado na área, e aguardando o processo seletivo para doutorado. Ele possui também licenciatura e pós-graduação em Filosofia. Ele é autor do livro Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal: História e Filosofia e colaborador no livro Preparação Física com Utilização de Sobrecargas nos Esportes de Luta do renomado professor Waldemar Guimarães Neto. Ismael também é o criador do projeto “lute e coexista” que visa promover o esporte e o diálogo entre as religiões, além de ganhar almas através do esporte.