Três receitas especiais de salgados para piquenique. Aprenda!

Enroladinho de salsicha, coxinha de mandioca e sanduíche são as opções Fotos: Philadelphia / Divulgação; Oba Hortifruti / Divulgação ...

Enroladinho de salsicha, coxinha de mandioca e sanduíche são as opções


Fotos: Philadelphia / Divulgação; Oba Hortifruti / Divulgação

Aproveitar o final de semana para curtir filhos, netos e sobrinhos é sempre muito bom, afinal, nada melhor do que estar ao lado de quem a gente ama, né? E para que esse momento não passe em branco, que tal sugerir um passeio no parque com direito a um delicioso piquenique? Ou então preparar na confraternização da Igreja? O Ligado no Gospel dá uma forcinha no cardápio com três sugestões de salgados.


Coxinha de mandioca



Ingredientes
1kg de mandioca (aipim) descascada e cortada em pedaços
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1kg de peito de frango
5 azeitonas picadas
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1/2 xícara (chá) de salsa picada
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Farinha de rosca
2 gemas batidas
1/2 xícara (chá) de leite
Óleo para fritar

Modo de preparo
Cozinhe os pedaços de mandioca em água com o sal até ficarem macios. Retire do fogo, elimine a parte dura central e passe no espremedor de batatas. Coloque- a em uma tigela e acrescente as farinhas de trigo e de rosca. Misture tudo com as mãos sem sovar a massa. Deixe a massa descansar antes de rolar e formar as coxinhas - esta massa pode ser guardada na geladeira por vários dias, protegida por filme plástico ou papel alumínio.

Para o recheio, refogue os peitos de frango em uma panela e deixe cozinhar até ficarem bem macios. Retire do fogo e deixe esfriar. Desfie o frango bem miudinho. Coloque-o novamente no fogo, acrescentando as azeitonas, a cebola e os temperos. Cozinhe por mais alguns minutos - não utilize o recheio quente ao fazer as coxinhas.
Para enrolar as coxinhas, pegue uma colher de sopa cheia de massa, coloque na palma da mão e abra. Coloque um pouco de recheio e feche no formato de coxinha. Passe na farinha de rosca e, depois, nas gemas batidas, misturadas com o leite. Passe novamente na farinha de rosca. Em uma frigideira, aqueça o óleo suficiente para cobrir os salgados. Frite, deixando dourar bem de todos os lados, e seque em toalhas de papel absorvente.

+ Aprenda a fazer pudim de leite condensado para sua confraternização.

Aperitivo de salsicha
Ingredientes

1 xícara (chá) de água

1 sache de caldo de galinha em pó
1 colher (chá) de margarina
100g de purê de cenoura
1 xícara (chá) de farinha de trigo
6 salsichas cortadas
Talos de brócolis cozidos

Modo de preparo
Primeiramente cozinhe a cenoura até que fique bem macia e escorra. Amasse com um garfo e reserve. Leve os 4 primeiros ingredientes da lista acima em uma panela no fogo. Quando levantar fervura, abaixe a chama do fogão e acrescente a farinha de trigo sem parar de mexer até que forme uma bola de massa desgrudando do fundo da panela. Deixe esfriar, passe margarina em suas mãos e sove um pouco para a massa ficar lisa. Corte a salsicha ao meio e depois corte na diagonal. Passe um pouquinho de margarina em suas mãos, pegue a bola da massa, modele ao comprido do tamanho do pedaço da salsicha. Com seu dedo, pressione para que abra uma cova na massa para encaixar o pedaço de salsicha.

Feche a massa sem deixar ar e modele fazendo bico assim como uma coxinha, modelando igual cenoura. Após rechear e modelar, empane com ovo e farinha de rosca e frite em óleo quente e decore com talinhos de brócolis.

+ Aprenda a fazer pudim de leite condensado para sua confraternização.

Sanduíche de Carne Louca
Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados
1kg de lagarto ou coxão duro cozido e desfiado
1 pimentão vermelho pequeno picado
1 pimentão amarelo pequeno picado
1 pimentão verde pequeno picado
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 cebola cortada em pétalas
1 xícara (chá) de água
sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto
4 colheres (sopa) de molho de soja
1 embalagem de cream cheese (150g)
cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue no azeite o alho e a carne. Acrescente os pimentões, o tomate, a cebola, a água, sal, pimenta dedo-de-moça, o shoyu e o cream cheese. Cozinhe até os pimentões murcharem e desligue. Acrescente a salsinha e a cebolinha. Sirva com pão francês.
Fonte: Redação DaquiDali