Dilma Rousseff envia mensagem ao novo papa Francisco

Após a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio para suceder Bento XVI, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff enviou mensagem ao no...

Após a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio para suceder Bento XVI, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff enviou mensagem ao novo papa, chamado agora de Francisco, parabenizando-o. “Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa Francisco I e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino”, disse ela em nota divulgada na quarta-feira (13).


A presidenta afirmou ainda que o povo brasileiro espera a vinda de Francisco em julho deste ano. Ela demonstrou orgulho por esse fato e disse que isso estreita as relações entre Brasil e Vaticano: “É com expectativa que os fiéis aguardam a vinda do papa Francisco I ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano”.

Rousseff lembrou ainda que o Brasil é o país com maior número de católicos do mundo. “Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano”, escreveu ela.

A nota foi divulgada logo após o fim do conclave e o anúncio do novo pontífice, por isso, a presidenta utiliza “Francisco I”. No final da noite de quarta, um esclarecimento do Vaticano comunicou ao mundo que o novo papa será conhecido apenas como Francisco (sem numeração – essa só passa a existir quando surgir um Francisco II).

Explicou-se também que o nome escolhido por Bergoglio é uma homenagem a São Francisco de Assis, jovem italiano que aos 24 anos abriu mão da fortuna da família para se dedicar aos pobres.

Jorge Mario Bergoglio é o 266º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele é o primeiro americano, primeiro a se chamar Francisco e também o primeiro jesuíta nesse cargo.



No final de fevereiro, Dilma Rousseff enviou um comunicado a Bento XVI apoiando a renúncia do papa alemão. Ela lembrou e agradeceu a canonização do primeiro Santo Brasileiro, Dom Antonio Galvão de França em 2007; a escolha do Rio de Janeiro como sede para realizar a 38ª Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no meio deste ano (2013), e a eleição de Aparecida do Norte (SP) para receber a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (V CELAM) em 2007. Nessa última ocasião, Bento XVI visitou o país.

Via Cristina Post / Ligado no Gospel