Começa nesta terça o conclave

Começo do processo é uma missa na Basílica de São Pedro.  Novo Papa deve conseguir 77 votos, dos 115 votos possíveis. Começa nesta terça -f...

Começo do processo é uma missa na Basílica de São Pedro. Novo Papa deve conseguir 77 votos, dos 115 votos possíveis.Começa nesta terça-feira (12) o conclave, como é chamada a reunião a portas fechadas que escolherá o novo papa, que irá suceder de Bento XVI. Desde 7h locais (3h, pelo horário de Brasília), os homens fortes da igreja católica começaram a se transferir para a Casa Santa Marta, local onde ficarão hospedados. Cada um dos cardeais terá seu quarto – que foram definidos por um sorteio. Por volta das 10h (6h no horário de Brasília), será realizada na Basílica de São Pedro a missa inaugural do conclave. Ela será aberta ao público e presidida pelo cardeal decano, o italiano Angelo Sodano, com todos os demais cardeais, não apenas os votantes, participando como co-celebrantes. A missa não deve durar mais do que 2 horas. 

Às 15h45 (11h45, pelo horário de Brasília), os cardeais vão para o Palácio Apostólico. De lá, às 16h30 (12h30 de Brasília), seguirão  em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina. Os cardeais entram na capela, ocuparam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. Há uma introdução em latim, feita pelo cardeal italiano Giovanni Batista Re, como celebrante principal. Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela, com a mão sobre o Evangelho, para dizer sua adesão ao juramento, também em latim. Então, a capela é fechada, após a saída daqueles que não participaram do conclave. Apartir daí, começam  as votações.

Hoje, só deve haver uma votação, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Caso não haja um candidato com ao menos 2/3 dos votos possíveis (77 votos), as cédulas são queimadas numa estufa e produzem fumaça preta. Porém, se houver um escolhido, a fumaça será branca. O cronograma prevê que os cardeais concluam os trabalhos às 19h15 (15h15 no horário de Brasília), retornando para a Casa Santa Marta. Às 20h (16h no horário de Brasília), será servido o jantar.

Brasileiros

Cinco brasileiros irão participar do conclave: o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos, Dom João Braz de Aviz, 65, Dom Odilo Pedro Scherer, 63, Dom Geraldo Majella Agnelo, e o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno.


Renúncia de Bento XVI
Bento XVI, desde 28 de fevereiroJoseph Ratzinger, deixou o cargo mais importante da igreja católica. Em 11 de fevereiro anunciou que havia decidido renunciar. Foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a igreja romana.

Desde a renúncia, Joseph ratzinger  está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Com informações do G1, Heverton de Oliveira para o Ligado no Gospel. 

Reprodução: Ligado no Gospel: www.ligadonogospel.com /// Informações de G1 - Autor : Heverton de Oliveira - Ao reproduzir o conteúdo, cite as fontes de reprodução e criação. Todos os direitos reservados ao autor da postagem, Não pode ser usado em fins comerciais sem prévia autorização do autor.