Boa relação com os pais facilita contato das crianças com a religião

Boa relação com os pais facilita contato das crianças com a religião Atualmente em nosso país o ensino religioso é uma disciplina facult...


Atualmente em nosso país o ensino religioso é uma disciplina facultativa nas instituições educativas. Antes abordada como um ensino confessional, a religião é agora tratada nas escolas de forma à abranger o sincretismo religioso brasileiro, e busca o estudo de variadas religiões, do catolicismo ao candomblé, do espiritismo às crenças orientais.

Entretanto, o professor César Leandro Ribeiro, coordenador do Departamento de Teologia da PUC-PR, afirma que essa mudança de currículo escolar não traz um grande impacto para a religiosidade dessas crianças pois, segundo ele, essa é mais influenciada pelos pais do que pelo ensino formal. Logo, uma boa relação com os pais facilita o contato das crianças com algum tipo de religião.


O professor explica: 

... Se a criança vai ter seu primeiro contato com a religião como algo positivo ou negativo, depende da significação que ela vai dar às descobertas. Uma boa relação da criança com os pais ou com figuras de autoridade torna mais fácil a aceitação da religião.

- A religiosidade está intimamente atrelada à experiência – afirma Ribeiro, ressaltando que há uma projeção da imagem da autoridade na imagem de Deus.



César Ribeiro destaca, porém, que o oposto também acontece e que relações familiares negativas podem afastar as crianças da religião


O que a bíblia ensina a nós cristãos, em relação a criação de nossos filhos, está no capitulo  22, versículo 6 do livro de Provérbios:

 "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”